Projeto Meio Ambiente: Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
FRANCISCO ANDRIGHETTO
Diretora: Linéia
Aparecida Fucilini
Vice – Diretora (noite
e substituta legal): Marilei Andrighetto
Vice – Diretora
(manhã): Eliane Bohn Klipstein
Vice – Diretora (
Tarde): Roseli Stiebe
Supervisora de Ensino:
Mariel Avozani
Orientador Educacional:
Valdemo Vilino Kahl
Projeto Meio Ambiente: Eu cuido, você
cuida e nós sobrevivemos.
Introdução:
“Trabalhar com sustentabilidade é plantar
um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede
socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir
rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é
respeitar as fronteiras da natureza. (Nildo Lage).
Justificativa: A
educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos
alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância à conscientização
da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos,
afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam
sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo,
pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza
e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza, vão crescer com essa
ideia bem formada.
Objetivo geral:
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos a acerca dos temas
que envolvam meio ambiente, cidadania e lixo, reciclagem e reutilização de
materiais, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o
desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos que queremos alcançar
com esse trabalho:
·
Despertar nos alunos valores e ideais de
preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações
futuras;
·
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso
sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
·
Estimular para que perceba a importância do
homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas
têm causado à natureza;
·
Incorporar o respeito e o cuidado para com o
meio ambiente, incluindo a diminuição do uso de papel, uso consciente da água e
energia elétrica;
·
Ler, pesquisar e produzir texto enfatizando a
conscientização de preservação do meio ambiente;
·
Conscientizar fazendo a intervenções orais,
sempre que oportuno ou necessário, sobre o cuidado com o material escolar
evitando o desperdício de cópias e folhas de caderno;
·
Estimular a mudança, a prática de atitudes e a
formação de novos hábitos com relação à produção de lixo e o desígnio correto
do mesmo, continuar coma ação do recolhimento de tampinhas plásticas para serem
doadas à Associação de apoio a pessoas com câncer de Ijuí, além de incentivar o
uso de sacolas retornáveis para compras em supermercados e demais comércios,
diminuindo assim o uso de sacolas plásticas;
·
Recolher pilhas secas de Leclanché (pilhas
comuns ou pilhas ácidas), alcalinas e de lítio/dióxido de manganês, com o
propósito e retirá-las do meio ambiente.
Metodologia:
Desenvolveremos
nossas atividades de forma lúdica e interdisciplinar priorizando todos os eixos
temáticos e componentes curriculares. Através de aulas expositivas dialogadas
sobre conceitos relacionados a sustentabilidade, separação de lixo, reciclagem
e reaproveitamento. Outra forma de "desemparedar" o aprendizado e o respeito pelo espaço em que vivemos será oportunizar aos educandos momentos ao livre, através de passeios à espaços verdes, como a Estância de Rodeios Nerci Liberato da Conceição, a qual possui uma vasta e diversa flora. Quanto ao estudo dos ODS
dar ênfase aos objetivos 3, 4, 11, 12 e 16 descritos a seguir e contendo as
ações a serem desenvolvidas na escola:
3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida
saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Ações
previstas para que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco
Andrighetto inicie sua adaptação na busca deste objetivo será revitalizar seu
espaço verde, através da adubação da grama e plantio de flores, além de fazer a
pintura da pracinha, espaços estes que as crianças/estudantes usam para
recreação, atividades físicas e lúdicas.
4. Educação de qualidade - Assegurar a
educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos. Na busca deste objetivo o
trabalho de pesquisa, adaptação dos espaços físicos e respeito a todos os
tempos e formas de aprender estão assegurados em nosso Plano de Ação,
privilegiando o lúdico e contato com a natureza, através de momentos ao livre,
como momento de leitura e contação de história no gramado da escola.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar
as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e
sustentáveis. Pensando em despertar nos estudantes e toda a comunidade
escolar o sentimento de solidariedade e respeito ao próximo e aos recursos
naturais, continuar com a prática de recolhimento de tampinhas plásticas para
serem doadas à AAPECAN de Ijuí, sendo que 100% do valor da reciclagem é
revertido em recursos para o trabalho da instituição, como a manutenção dos
atendimentos aos usuários em tratamento oncológico e melhorias na Casa de Apoio
da Associação. Outra ação que será desenvolvida este ano refere-se a coleta e
destino adequado a pilhas e baterias, já que os elementos que fazem parte da
sua composição são a altamente prejudiciais
à saúde pública e meio ambiente quando descartado de forma incorreta e
dar as mesmas o destino adequado.
12. Consumo
e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
A ação pensada para iniciar o processo de conscientização da comunidade escolar
será fornecer aos alunos e suas famílias uma sacola retornável para que façam
uso da mesma, quando forem fazer compras, diminuindo assim o número de sacolas
plásticas no meio ambiente e por consequência reduzindo a produção de lixo.
Incentivar também o uso racional da água e energia elétrica.
16.
Paz,
justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas
para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos
e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os
níveis. Projeto “Escola sem
Bullying – abrace esta ideia por um mundo mais fraterno”, extensivo para o
ano todo, com culminância em outubro em virtude do dia 20 de outubro ser o dia
mundial de combate ao bullying. Ações postadas no blog da escola: https://gruposantoaugusto.blogspot.com/2023/05/de-1104-19042023-inicio-do-projeto.html .
Recursos didáticos e materiais: Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura). Revistas e panfletos; Barbantes, Palitos (churrasco, picolé); Sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc). Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, lantejoulas, régua, tinta guache, pincel, E.V.A. fita adesiva transparente, fita colorida. Livros infantis; TV, computador, Chromebook, telefone celular, filme, lousa digital, tinta esmalte sintético, adubo orgânico, grama Esmeralda e flores naturais, lixeira para coletar pilhas e baterias, sacolas retornáveis.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, através de
observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno e comunidade
escolar.
Referências Bibliográficas:
Instituto Cidades
Sustentáveis. OS ODS COMO AGENDA GLOBAL. Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/institucional/pagina/agenda2030,
acesso em 20/05/2023.
Projeto “ESCOLA SEM BULLYING –
abrace esta ideia por um mundo mais fraterno”. Disponível em: https://gruposantoaugusto.blogspot.com/2023/05/de-1104-19042023-inicio-do-projeto.html,
acesso em 20/05/2023.
GTSCA2030. O QUE É A AGENDA 2030. Disponível
em: https://gtagenda2030.org.br/agenda-pos-2015/,
acesso em 20/05/2023.
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