Breve histórico do surgimento da CIPAVE / RAIE / RAISA

 RAIE (Rede de Apoio Interno na Escola) / CIPAVE  (Comissão Interna de Prevenção a  Acidentes e Violência Escolar) / RAISA (Rede de Atendimento Integrado Santo Augusto)
             
No nosso Estado (Rio Grande do Sul) a CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar) começou em Caxias do Sul com a ideia principal de trazer para debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas de lá. A proposta inicial era formar uma comissão interna para debater questões que preocupavam a comunidade, no caso a violência e os acidentes envolvendo os estudantes. E a partir destas comissões e constatações a cerca dos problemas nasceu a necessidade de formar uma “REDE DE APOIO AS ESCOLAS.” Foi criada a LEI N.º 14.030, DE 26 DE JUNHO DE 2012. (publicada no DOE nº 123, de 27 de junho de 2012) que dispõe sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVE – no âmbito da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul.

Na nossa  Escola (Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto) a Rede de Apoio Interna na Escola (RAIE) / CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar) foi criada  em abril de 2016,  fomentado e incentivado pela Secretaria Estadual de Educação através da 21ª CRE a partir  Lei Estadual Nº 14.030 de 26 de junho de 2012. Foram / são viabilizadas diversas ações preventivas para as famílias, alunos e o acolhimento, apoio, orientação, suporte e os encaminhamento necessários junto a RAISA.

No nosso município (Santo Augusto) temos a RAISA (Rede de Atendimento Integrado Santo Augusto), da qual a  Escola Estadual de Ensino Fundamental  Francisco é integrante a vários anos. A Rede de apoio é um trabalho vivo e articulado com  Escolas (Estaduais / Municipais), com o Conselho Tutelar (CT), Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), Centro de referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB), Coordenação da Atenção Básica, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEHAS), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e demais Órgão / Entidades que se agregarem. As Ações Preventivas  necessitam de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEHAS), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de forma sincronizada com relação aos recursos para viabilização das ações em Rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Meio Ambiente: Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos.